Filhos na escola? – cuidados dobrados! Este ano lectivo trouxe uma novidade: a nova disciplina «educação para a cidadania».
Obrigado Sr. Ministro, mas há pais que sabem que é deles o direito e o dever de cumprirem com a educação dos filhos. Por isso a Plataforma Renovar recomenda o envio da carta: clique AQUI.
Perguntas frequentes:
- O meu filho entra para a escola este ano para o 1º. ano do 1º. ciclo. Se calhar ainda não há problema se não mandar a “carta”?
R: é bom entregar sempre a “carta”, quer o seu filho esteja no 1º. ano do 1º. ciclo quer o seu filho esteja no 12º ano, pelos menos enquanto for de menor idade. Assim garante que não será apanhado(a) de surpresa! Pois se nada disser à escola, também depois não pode responsabilizar a escola quando for surpreendido(a) por algum episódio contra as suas convicções.
- A “carta” deve ser entregue mesmo nas escolas que não sejam do estado?
R: é bom entregar sempre a “carta”, mesmo que a escola pertença a outra instituição que não o estado. Essa é a maneira dos pais dizerem com clareza, e pelo seu próprio punho, as instruções que querem transmitir à escola, independentemente da escola ser do estado ou de outra instituição.
- Entreguei a “carta” na escola no ano lectivo passado. Tenho de voltar a entregar este ano?
R: sim, todos os anos deve entregar novamente a carta. A “carta” foi pensada para ser entregue todos os anos, sobretudo para não haver qualquer dúvida em relação à intenção dos pais enquanto principais educadores, muito concretamente no tocante a esta matéria. Assim como todos os anos renova a matrícula do seu filho, assim entregue todos os anos a carta!
- Quando devo entregar a “carta”?
R: a “carta” pode ser entregue em qualquer altura. Mas recomenda-se que seja entregue no acto da matrícula ou de renovação da matrícula. No início do ano lectivo também pode ser uma boa altura. Deve ficar com uma cópia e com um comprovativo da entrega da mesma.